Skip to content

Projetos

Uma seleção de projetos desenvolvidos em contexto académico – de investigação fundamental, aplicada ou mais artísticos -, todos com impacto societal.

2022

LOCAL — Leveraging Portuguese-Spoken Media and Journalism Training with Solutions Journalism

No início de 2022, ganhei uma das 16 LEDE fellowships atribuídas pela Solutions Journalism Network (SJN) para 2022, com o projeto LOCAL, selecionado entre cerca de 250 candidaturas internacionais. LOCAL – Leveraging Portuguese-Spoken Media and Journalism Training tem como objetivo criar uma base de dados que disponibilize peças de jornalismo de soluções desenvolvidas em português e um curso de elearning sobre jornalismo de soluções, também em português. O projeto inclui também parcerias com OCS locais e a introdução do tópico em unidades curriculares.

Data de lançamento: outubro de 2022.

Hábitos culturais dos públicos com deficiência e S/surdos

No âmbito do Obi.media e enquanto parceiro da Access Lab, coordeno o projeto de observação dos hábitos culturais de públicos com deficiência e S/surdos com vista a identificar os obstáculos à fruição cultural, em toda a cadeia de inclusão.

sIIC – Saber Inovar nas Indústrias Culturais e Criativas

No âmbito do Obi.media, coordeno o projeto sIIC, que tem como objetivo identificar condições (e obstáculos) para a inovação e criatividade em dois setores das ICC: museus e imprensa.

European Cooperation Project on Disinformation and Fact-Checking Training

Um consórcio de oito instituições europeias, liderado pela Universidade NOVA de Lisboa, que teve como objetivo desenvolver um programa curricular sobre desinformação e fact-checking dirigido a profissionais e estudantes de qualquer área, disponível em acesso aberto, em regime de e-learning. O projeto incluiu um congresso internacional, que decorreu em Lisboa. Fui coordenadora local do projeto entre 2021 e 2022.


2021

Obi.media – Observatório de Inovação nos Media

Criação e coordenação do Obi.media, um observatório integrado no ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, que tem como objetivo observar práticas de inovação editorial, criativa, digital, inclusiva. social e financeira nos media e noutras indústrias criativas, bem como constrangimentos à sua concretização.

Parceria Unidades Curriculares de Jornalismo e sociedade

Parceria com a associação O Companheiro: coordenação e edição de perfis de ex-reclusos que conseguiram reintregrar-se na sociedade e de técnicos da associação feitos pelos alunos (uc de Atelier de Jornalismo).

Exemplos de outras parcerias

“Afeganistão: Capital dos Errantes” (SIC/NOVA FCSH), coordenada por Pedro Coelho, em 2019. Exemplos de peças aqui, aqui e aqui.

20 anos da Ler Devagar – mote para peças como esta e esta, publicadas no website da Ler Devagar em 2019

Festival Transparente 2018 – cobertura do festival feita pelos alunos de Ciências da Comunicação e publicada aqui


2020

Experiência de realidade virtual para o Museu da Marioneta

Criação e desenvolvimento uma experiência de realidade virtual para o Museu da Marioneta, com o objetivo de dar contexto narrativo aos diferentes tipos de marionetas e de manipulação. Este projeto foi candidatado ao ProMuseus 2019.
Equipa: ICNOVA (Dora Santo Silva, António Granado, Diogo Queiroz de Andrade e Patrícia Ascensão).


2019

Podcast + Lisboa

No âmbito do projeto de comunicação de ciência + Lisboa, foi desenvolvida uma série de 6 episódios com cerca de 15 minutos, numa conversa desenrolada a três vozes, em torno da produção científica sobre Lisboa de um investigador da NOVA FCSH.
(Uma ideia original da bolseira do projeto +Lisboa, Ana Sofia Paiva).

Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas

Criação e coordenação da pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, na NOVA FCSH, para responder às exigências de profissionalização e mercado das Indústrias Culturais e Criativas. A pós-graduação dura dois semestres, oferece 60 ECTS e tem 30 vagas que costumam esgotar na segunda fase de candidaturas.


2018

40 anos da NOVA FCSH

Criação, arquitetura e edição de conteúdos do website comemorativo dos 40 anos da NOVA FCSH, no âmbito da assessoria à subdireção de Comunicação da NOVA FCSH.

Outras tarefas do mandato 2018-2021:

  • co-supervisão do novo website da NOVA FCSH, lançado em 2020;
  • co-coordenação da nova identidade visual da NOVA FCSH, lançada em 2019;
  • co-criação da nova estratégia de conteúdos para suportes;
  • co-supervisão de conceitos criativos para campanhas.


2016

Website Mais Lisboa (maislisboa.fcsh.unl.pt)

Conceção e implementação de formatos inovadores (como georreferenciação, cross-sectioning e cross-tagging) num projeto que comunica de forma acessível, ao público em geral, a produção científica feita na NOVA FCSH sobre a cidade de Lisboa. Coordenação editorial e da equipa (bolseira e alunos voluntários). O website tem em média 800 visualizações por dia.